Estudo Bíblico Livro de Obadias
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Obadias. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Obadias
Chave
Edom e o Dia do Senhor
Comentário
O livro de Obadias resume a relação histórica entre Edom e Israel, mostrando aspectos do dia do Senhor e do governo de Deus. Edom, descendente de Esaú, sempre se mostrou hostil a Israel, apesar dos laços fraternais. Deus confiou a muitos profetas a mensagem de condenação contra Edom (Amós, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Malaquias), destacando seu orgulho e auto-suficiência como raízes do pecado.
Profecia e Juízo
Em Obadias, o profeta apresenta uma profecia de juízo sobre Edom (versículos 1-4 e 5-9), possivelmente relacionada ao oráculo de Jeremias 49:7-22. O castigo de Edom é um tipo do juízo que se estenderá a todas as nações no dia do Senhor, quando o remanescente de Israel será instrumento do governo de Deus e esfera de salvação para o mundo.
Mensagens Fundamentais
Apesar de sua curta extensão, Obadias ressalta verdades essenciais da revelação bíblica:
- O governo soberano de Deus será universalmente reconhecido (v. 21);
- A eleição de Israel para ser abençoado (v. 17b);
- O remanescente de Israel será a fortaleza do braço de Deus procedente do monte Sião (v. 17a);
- No dia do Senhor, Deus vindicará seu povo e condenará seus inimigos, sendo Edom um exemplo desses opressores (v. 15).
Referências Bíblicas a Edom
Históricas: Gênesis 25-36; Números 20:14-21; Deuteronômio 2:1-8; I Samuel 14:47; II Samuel 8:14; II Reis 8:20-22; II Crônicas 20:10-23; II Reis 14:7; II Crônicas 25:11-13; II Crônicas 28:17; Salmos 137:7; Lamentações 4:22; Salmos 83:1-6.
Profecias: Isaías 11:14; 34; 63:1-6; Jeremias 49:7-22; Ezequiel 25:12-14; 35; Joel 3:19; Amós 1:11-12; Malaquias 1:2-5.
Autor
O autor do livro é desconhecido, exceto pelo nome Obadias, comum no Antigo Testamento. A data exata da escrita também é incerta. A profecia parece se referir a um desastre sobre Edom após a queda de Jerusalém (versículos 5-7), possivelmente relacionado a ataques dos nabateus entre os séculos VI e IV a.C. Assim, a profecia provavelmente pertence ao período do exílio ou logo após o retorno do cativeiro.