Estudo Bíblico Livro de Joel
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Joel. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Joel
Chave
O dia do Senhor
Comentário
Joel, filho de Petuel, tornou-se profeta em meio a uma grande calamidade: uma devastadora praga de gafanhotos havia assolado a terra de Judá. O livro que leva seu nome registra o sermão de Joel, no qual ele interpreta o desastre como uma manifestação do juízo divino sobre o pecado do povo.
A Praga de Gafanhotos e o Dia do Senhor
O profeta compara a invasão dos gafanhotos a um exército humano, deixando a terra assolada (1:4-12; 2:2-10). Joel reconhece que este ataque é a obra de Deus, chamando-o de "exército do Senhor" (2:11), e associa-o ao Dia do Senhor, um dia de juízo divino contra o pecado (1:15; 2:1, 11). Ele convoca o povo ao arrependimento e manifesta a esperança de que Deus se compadeça e poupe a nação (1:14; 2:12-17).
Arrependimento e Perdão
O ministério de Joel foi eficaz, pois o povo se arrependeu de coração. Promessas divinas são registradas, como: "E aquele que é do norte (os gafanhotos) farei partir para longe de vós... E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto" (2:20, 25).
Juízo e Esperança Futura
Apesar da restauração, o livro adverte sobre juízos futuros para os povos que rejeitam a sabedoria de Deus (3:2-8). Deus enviará seu Espírito sobre toda a carne (2:28, 29), mas as nações gentias serão julgadas (3:1, 2, 9-16), enquanto o povo de Deus será protegido (2:32). Judá e Jerusalém, então, experimentarão prosperidade e a presença divina eterna (3:18-21).
Autor
Joel, cujo nome significa "O Senhor é Deus", era comum na época do Antigo Testamento. Pouco se sabe sobre sua vida pessoal, mas referências a Jerusalém (1:14; 2:1, 15, 32; 3:1, 6, 16, 17, 20, 21) indicam que provavelmente residia na cidade. A data da praga dos gafanhotos e a escrita do livro são incertas, mas a mensagem de Joel permanece relevante para todos os tempos, transmitindo a soberania de Deus e a necessidade de arrependimento.