Estudo Bíblico Livro de Colossenses
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Colossenses. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Chave: "Cristo é tudo" Cl 3:11
Comentário
Os colossenses estavam propensos a dar atenção exagerada à observância de ritos e cerimônias, e também se inclinavam a algum tipo de adoração de anjos. Essa influência refletia uma heresia que misturava elementos judaicos e gnósticos. Paulo aborda o problema apresentando-lhes o Cristo incomparável.
Em uma passagem notável, o apóstolo destaca o que Jesus Cristo realizou na redenção e reconciliação, enfatizando a sua preeminência. Cristo é a imagem do Deus invisível, por quem todas as coisas foram criadas, e Ele é a cabeça da igreja. Paulo mostra aos colossenses o Cristo que prega e, em virtude de sua excelência e da salvação adquirida por meio dele, exorta-os a abandonarem as sutilezas da vida anterior.
Paulo estabelece um contraste entre a nova vida em Cristo e a antiga forma de viver pecaminosa, incentivando-os a praticar as virtudes cristãs. Os crentes devem orientar todas as suas relações segundo a fé cristã, incluindo as relações entre marido e mulher, filhos e pais, escravos e senhores. Além disso, Paulo lembra que o crente deve comportar-se sabiamente diante dos incrédulos.
A carta conclui com uma série de saudações pessoais.
Autor
A carta afirma ser escrita pelo apóstolo Paulo (1:1), possuindo seu estilo e expressando suas ideias. Foi escrita durante um período de prisão (4:18), tradicionalmente identificado como o encarceramento em Roma, na fase final da vida de Paulo.