Estudo Bíblico Livro de Judas
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Judas. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Epístola de Judas
Comentário
A epístola de Judas foi escrita como advertência contra cristãos nominais que ameaçavam destruir a comunhão dos crentes por meio de caráter e conduta imorais. Aqueles que seguiam seus passos seriam sujeitos ao justo castigo de Deus. O autor cita exemplos do Antigo Testamento que testemunham cinco juízos de Deus sobre tais pecados (vers. 5-11) e acrescenta uma descrição detalhada de doze pontos sobre a culpa desses indivíduos (vers. 12-16).
Em contraste com a atitude destrutiva dos falsos mestres, os crentes são exortados a demonstrar amor espiritual e construtivo. Lembrando a misericórdia de Cristo, devem também mostrar misericórdia aos que estão enredados no pecado, visando a possibilidade de salvação (vers. 17-23).
A epístola conclui com uma doxologia (vers. 24-25) adequada para aqueles que enfrentam grandes tentações, reafirmando a proteção e o poder de Deus.
Judas faz uso extensivo do Antigo Testamento e demonstra conhecimento da tradição judaica contemporânea (referências em Judas 9, 14, presentes em outros escritos judaicos da época). A epístola guarda estreita relação com a segunda epístola de Pedro, provavelmente dirigida ao mesmo grupo de crentes. É possível que II Pedro tenha utilizado material de Judas, embora muitos estudiosos considerem II Pedro mais antiga.
Autor
Segundo a tradição, Judas era irmão de Jesus (Mateus 13:55) e tornou-se crente somente após a ressurreição (João 7:5; Atos 1:14). Seu irmão Tiago foi líder da igreja primitiva (Atos 15:13; Gálatas 1:19), o que concorda com a referência de Judas a Tiago (ver.1) como figura amplamente conhecida. Considerando o contexto histórico, a epístola de Judas provavelmente foi escrita entre os anos 70 e 80 d.C.