Estudo Bíblico Livro de 1 Reis
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de 1 Reis. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
I e II Reis
Chave: Realeza
Comentário sobre os Livros de Reis
Os livros de I e II Reis narram a história dos reis de Israel e Judá, evidenciando que, embora o povo tivesse uma aliança com Deus, a maioria de seus monarcas rejeitou e ultrajou suas obrigações. A narrativa cobre desde Salomão até o último rei de Judá.
A Comparação dos Reis
O valor de cada rei é avaliado em comparação com dois padrões históricos: Davi, que permaneceu fiel à aliança, e Jeroboão, que a desprezou. A partir dessa comparação, poucos reis são considerados justos perante Deus. Entre os notáveis que guardaram parcialmente a aliança estão Asa (I Reis 15), Josafá (I Reis 22), Ezequias (II Reis 18-20) e Josias (II Reis 22-23), embora mesmo eles apresentassem falhas.
A Importância da Aliança
Davi aconselhou Salomão a obedecer aos preceitos do Senhor (I Reis 2:3), mostrando que a fidelidade à aliança era o caminho para prosperidade e paz. Essa aliança remonta a Abraão e ganhou expressão nacional no Êxodo, quando Israel se comprometeu solene com Deus no monte Sinai (Êxodo 19:5; 24:3-8). A obediência traria bênçãos, e a desobediência, castigos — princípios evidentes em II Reis 17-23.
História de Israel e Judá
Os livros narram a ascensão e queda de reis e reinos, culminando na destruição de Israel diante da Síria (II Reis 17) e de Judá diante da Babilônia (II Reis 25). Essa narrativa demonstra que a rejeição da aliança com Deus inevitavelmente traz o juízo divino, servindo como advertência para o remanescente fiel do povo.
Autor dos Livros
A autoria dos livros de Reis é desconhecida. O autor teve acesso a registros oficiais, como o “livro dos sucessos de Salomão” (I Reis 11:41), o “livro das crônicas dos reis de Israel” (I Reis 14:19) e o “livro das crônicas do rei de Judá” (I Reis 14:29), além de outras fontes anteriores, possivelmente compiladas por profetas.
O compilador final provavelmente viveu após a queda de Judá em 596 a.C., visto que registra o livramento de Joaquim por volta de 560 a.C. (II Reis 25:27-30). Pelo interesse demonstrado na aliança, é provável que fosse um profeta contemporâneo de Jeremias, escrevendo na primeira metade do século VI a.C.