Estudo Bíblico Livro de Malaquias
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Malaquias. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Malaquias
Chave
O dia do Senhor e a fidelidade de Deus
Comentário
Como porta-voz de Deus, Malaquias se apresenta em uma das épocas mais decisivas da história. A terra tivera muitos profetas, mas o ambiente cultural que cercava o profeta não refletia a obra daqueles homens. Os sacerdotes eram corruptos (1:6 - 2:9), e o povo, salvo algumas exceções, não se comportava melhor (2:10 - 4:3). Contudo, Deus governava de seu trono, soberano, sendo pai (1:6), senhor (1:6), grande rei (1:14), príncipe celestial (implícito em 1:8), e doador das alianças e mandamentos (2:5; 4:4).
Como Deus do juízo, havia desolado Edom (1:3, 4), amaldiçoado sacerdotes desleais (1:14; 2:2, 3, 9), punido os que o roubaram (3:9) e cortaria os que se casaram com pagãos (2:12). O juízo seria repentino (2:17 - 3:5), e o dia do Senhor consumiria os maus (4:1, 3). Entretanto, como Deus da graça, abençoaria o remanescente fiel, sustentando seu amor por Jacó (1:2), a aliança com Levi (2:4, 5), sua paciência para com os filhos de Jacó (3:6), a oferta dos que não foram mordomos fiéis (3:10), o livro memorial (3:16), o nascimento do Sol da Justiça (4:2) e a prometida vinda de Elias (4:5, 6).
O dia do Senhor, diz Malaquias, será glorioso para os justos (3:16, 17; 4:2, 3), mas destrutivo para os iníquos (4:1, 3). Nas entrelinhas, ecoa o apelo de arrependimento: "Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois por que razão morrereis, ó casa de Israel" (Ezequiel 33:11).
Autor
Não se sabe ao certo se Malaquias é o nome de uma pessoa ou significa “meu mensageiro” ou “missionário”. Acredita-se, contudo, que o livro tenha sido escrito pelo profeta Malaquias. Estima-se que o texto tenha sido composto por volta de 425 a.C., descrevendo as condições existentes na época da segunda vinda de Neemias a Jerusalém, no ano de 432 a.C.