Estudo Bíblico Livro de Esdras
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Esdras. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Esdras
Comentário sobre o Livro de Esdras
Contexto Histórico
O livro de Esdras relata a história dos judeus entre 538 a.C., quando Ciro, o persa, conquistou a Babilônia, e 457 a.C., quando Esdras chegou a Jerusalém. Há uma conexão direta entre 1:1-3 e o final do livro das Crônicas.
O Retorno do Exílio
Deus influencia Ciro a permitir que os judeus retornem do exílio babilônico para reconstruir o templo em ruínas (1:1-11). Muitos judeus, porém, preferiram permanecer na Babilônia, em razão das comodidades civis, em vez de enfrentar a pobreza da Judéia (2:1-70). Os que retornaram iniciaram a reconstrução do templo, embora a obra fosse paralisada por inimigos (3:1-13; 4:1-24).
Conclusão da Construção do Templo
Após dezesseis anos, o avivamento promovido pelos profetas Ageu e Zacarias permitiu a conclusão do templo por volta de 516 a.C., apesar das oposições (5:1 - 6:22).
A Chegada de Esdras
Em 457 a.C., após quase sessenta anos de silêncio, chega Esdras (7:1-10), comissionado pelo rei persa para ensinar a lei judaica e implementá-la (7:11-28). Esdras reuniu uma nova geração de exilados e fez a perigosa viagem sem escolta (8:1-36). Logo se depara com o problema dos casamentos entre judeus e pagãos e, por meio de oração, confissão e orientação, promove uma nova aliança com Deus (9:1 - 10:44).
Mensagem Teológica
O livro mostra como Deus usa governantes pagãos para cumprir Seus propósitos, encorajando o povo fiel e advertindo contra a acomodação ao mundo pagão. Destaca a fidelidade de Esdras e dos profetas em guiar o povo segundo a lei divina.
Autor
A autoria do livro é desconhecida, mas muitos sugerem que Esdras tenha sido o compilador. Ele utilizou documentos históricos existentes para registrar eventos que não presenciou pessoalmente. Duas seções do livro estão escritas em aramaico (4:8 - 6:18 e 7:12-26), língua semítica amplamente utilizada no Oriente Próximo na época.