Estudo Bíblico Livro de Apocalipse
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Apocalipse. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Apocalipse
Comentário
A chave deste livro encontra-se no versículo inicial: "Revelação de Jesus Cristo". O propósito principal é revelar o Senhor Jesus Cristo como Redentor do mundo e Conquistador do mal, apresentando simbolicamente o programa pelo qual Ele realizará Sua obra.
O livro conclui com um convite à devoção. Considerando o retorno de Cristo, a santidade e o trabalho diligente são exigências para Seu povo. A oração final expressa o desejo de todo crente: "Amém. Ora vem, Senhor Jesus" (22:20).
Enquanto Gênesis é o livro das origens, Apocalipse é o livro das consumações:
Gênesis relata
A origem dos céus, da terra, do mar, da noite, do sol, da lua, da morte, da dor e da maldição.
Apocalipse relata
A promessa de novos céus e nova terra, ausência de mar e noite, desnecessidade de sol ou lua, fim da morte, da dor e da maldição.
Autor
O autor do livro de Apocalipse é identificado como João, que estava exilado na ilha de Patmos por causa de sua fé cristã (1:4-9; 22:8). Era bem conhecido entre as igrejas da Ásia e considerado "profeta" (22:9). Justino Mártir (c. 135 d.C.) e Irineu (c. 180 d.C.) atribuíram o livro a João, apóstolo de Cristo. Embora a linguagem do Apocalipse difira do Evangelho segundo João, a tradição conservadora atribui a escritura a João, filho de Zebedeu, por volta do ano 95 d.C., durante o governo do imperador Domiciano.