Jesus, a videira verdadeira
Em João 15:5, Jesus usa a figura da videira e dos ramos para ensinar sobre a dependência que seus discípulos devem ter d’Ele. Assim como os ramos só produzem frutos quando estão ligados ao tronco da videira, nós só podemos dar frutos espirituais quando permanecemos ligados a Cristo.
O versículo
João 15:5 — “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podereis fazer.”
O significado de “sem mim nada podereis fazer”
Essas palavras revelam que todo esforço humano, sem a presença e a graça de Jesus, é vazio e infrutífero no aspecto espiritual. Podemos realizar muitas coisas no mundo, mas nada que tenha valor eterno se não estivermos ligados a Ele.
Permanecer em Cristo
Permanecer em Cristo significa cultivar comunhão constante por meio da oração, da leitura da Palavra, da obediência e da fé. É nessa conexão que recebemos a força, a direção e a vida que produzem frutos dignos do Reino de Deus.
Lição para nossa vida
Esse versículo nos lembra de que nossa capacidade de vencer as dificuldades, de viver em santidade e de produzir boas obras não vem de nós mesmos, mas da presença de Cristo em nós. A verdadeira vida cristã é vivida na total dependência de Jesus, reconhecendo que sem Ele não podemos caminhar, mas com Ele podemos dar muito fruto.