Potifar era um oficial do faraó, capitão da guarda do Egito, e desempenhou um papel significativo na história de José, conforme narrado no livro de Gênesis. Ele comprou José como escravo quando ele foi levado ao Egito por seus irmãos (Gênesis 39:1).
José rapidamente ganhou a confiança de Potifar devido à sua dedicação, honestidade e competência. "O Senhor estava com José, de maneira que ele prosperava e estava na casa de seu senhor, o egípcio" (Gênesis 39:2). Potifar reconheceu essa fidelidade e confiou a José toda a responsabilidade de sua casa e bens (Gênesis 39:4).
Potifar, entretanto, não estava ciente das investidas de sua esposa contra José. Ela tentou seduzir José, mas ele se recusou a pecar contra Deus (Gênesis 39:7-9). Sentindo-se rejeitada, a esposa de Potifar acusou José injustamente de tentativa de assédio.
Confiando na palavra de sua esposa e indignado com a situação, Potifar tomou a decisão de prender José, mesmo sem provas concretas. "Então seu senhor, Potifar, o tomou e o colocou na prisão, o lugar onde estavam presos os prisioneiros do rei" (Gênesis 39:20).
Apesar da injustiça, a história demonstra que Potifar teve um papel indireto no plano de Deus para José. Sua prisão foi um passo necessário para que José, mais tarde, alcançasse posições de grande autoridade no Egito, tornando-se governador e salvando o país da fome (Gênesis 41:41-43).
Referências Bíblicas
Gênesis 39:1: "José foi levado ao Egito. Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o dos israelitas que o haviam levado para lá."
Gênesis 39:2: "O Senhor estava com José, de maneira que ele prosperava e estava na casa de seu senhor, o egípcio."
Gênesis 39:4: "Potifar colocou José à sua disposição e o fez responsável por toda a sua casa, e tudo o que possuía confiou em suas mãos."
Gênesis 39:7-9: "Sucedeu que, depois de algum tempo, a mulher de seu senhor lançou-lhe insistentemente olhares, dizendo: 'Deita-te comigo'. Mas José recusou, dizendo: 'Como poderia eu cometer tamanha maldade e pecar contra Deus?'"
Gênesis 39:20: "Então seu senhor, Potifar, o tomou e o colocou na prisão, o lugar onde estavam presos os prisioneiros do rei."
Gênesis 41:41-43: "Faraó disse a José: 'Visto que Deus te fez saber tudo isso, ninguém será tão sábio e prudente como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e todo o meu povo se submeterá à tua palavra.'"